Política Anti-SPAM

A DialHost respeita o e-mail Marketing de qualidade e sem SPAMS, por isso seguimos uma política Anti-SPAM que garante mensagens e e-mail segmentadas e com consentimento de seus receptores.

1 - O que é SPAM

Spam é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas.

2 - Problemas causados pelo SPAM

Os principais problemas causados pelo SPAM são:

  • Não recebimento de e-mails: A maioria dos provedores de Internet limitam o tamanho máximo da caixa postal. Sendo assim caso o usuário receba um número grande de SPAMs, ele corre o risco de sua caixa ficar cheia rapidamente e não receber os e-mails legítimos. Outro problema no recebimento, são as inúmeras regras de anti-spam que são utilizadas pelos provedores para bloquear os SPAMs e podem causar assim o não recebimento de e-mails legítimos.
  • Gasto desnecessário de tempo: Para cada spam recebido, o usuário necessita gastar um determinado tempo para ler, identificar o e-mail como spam e removê-lo da caixa postal.
  • Aumento de custos: Independente do tipo de acesso à Internet utilizado, quem paga a conta pelo envio do spam é quem o recebe. Por exemplo, para um usuário que utiliza acesso discado à Internet, cada spam representa alguns segundos a mais de ligação que ele estará pagando, desnecessariamente.
  • Perda de produtividade: Para quem usa o e-mail como ferramenta de trabalho, o recebimento de spams aumenta o tempo dedicado à tarefa de leitura de e-mails, além de existir a chance de mensagens importantes não serem lidas, serem apagadas por engano ou lidas com atraso.
  • Conteúdo impróprio ou ofensivo: Como a maior parte dos spams é enviada para conjuntos aleatórios de endereços de e-mail, é bem provável que o usuário receba mensagens com conteúdo que julgue impróprio ou ofensivo.
  • Prejuízos financeiros causados por fraude: O spam tem sido amplamente utilizado como veículo para disseminar esquemas fraudulentos, que tentam induzir o usuário a acessar páginas clonadas de instituições financeiras ou a instalar programas maliciosos, projetados para furtar dados pessoais, lista de contatos e financeiros. Esse tipo de spam é conhecido como phishing/scam. O usuário pode sofrer grandes prejuízos financeiros, caso forneça as informações ou execute as instruções solicitadas nesse tipo de mensagem fraudulenta.

3 - Compromisso da DIALHOST e de seus clientes

A DialHost assume publicamente o seu compromisso anti-spam e compromete por todos os meios possíveis impedir que seus clientes recebam e praticam SPAM, utilizando seus servidores.

O cliente que aceitar o contrato, automaticamente estará aceitando todas as regras aqui impostas, do compromisso de não praticar SPAM ou qualquer outra modalidade de envio não solicitado.

4 - Quais Procedimentos que a DIALHOST adota em casos de SPAM

Caso tenhamos qualquer denúncia de prática de SPAM ou que seja confirmada pela nossa equipe, a conta automaticamente será bloqueada e enviado um comunicado ao cliente sobre a acusação. Somente depois que o cliente se manifestar e garantir que não haverá novas tentativas, a conta poderá retornar ao seu funcionamento normal.

5 - O que fazer quando você é uma vítima do SPAM

Caso o SPAM tenha sido praticado a partir da rede da DialHost, deve-se comunicar através do e-mail abuse@dialhost.com.br enviando também um cópia do e-mail recebido para que possamos analisar com maiores detalhes.

Vale lembrar também, que é altamente recomendável que não se responda ou se envie pedidos de remoção do seu e-mail da lista. Geralmente, este é um dos métodos utilizados para confirmar que o e-mail é realmente válido.

6 - Dicas para não praticar SPAM

Para não se tornar um spammer, mesmo que não seja de sua intenção, tente seguir algumas regras:

  • Antes de enviar um e-mail, reflita se o conteúdo será útil ou de interesse do grupo para o qual pretende remetê-lo.
  • Não use listas de mala direta de amigos ou de terceiros para enviar propaganda ou quaisquer divulgações pessoais.
  • Se decidir fazer marketing de sua empresa ou negócios na Internet, informe-se antes sobre as melhores práticas para este fim.
  • Enviar e-mails somente para os clientes que optaram pelo cadastro na lista de divulgação de seus produtos e/ou serviços. Tal cadastro pode ter sido feito por telefone, na hora do primeiro contato comercial ou por formulário disponível no site da empresa na Internet.
  • Não usar listas de divulgação de terceiros, nem comprá-las de fornecedores de mala direta.
  • Não reutilizar listas de divulgação, ou seja, não enviar informações de determinado serviço aos clientes cadastrados na lista de divulgação de outro serviço, ainda que sejam da mesma empresa.
  • Respeitar as solicitações de descadastramento de suas listas.

Cumpra seus compromissos e faça com que o mesmo seja cumprido em prol de uma internet melhor futuramente.

7 - Fontes complementares